A US Naval Postgraduate School (NPS) anunciou uma colaboração de pesquisa com a empresa global de impressão e documentos digitais Xerox para explorar o potencial da impressão 3D para transformar a forma como os militares abastecem suas forças espalhadas pelo globo. Como parte do acordo, a NPS instalou a impressora Xerox ElemX Liquid Metal 3D em seu campus universitário.
ElemX é o nome agora dado à plataforma de impressão 3D em metal Xerox exibida pela Vader Systems na IMTS e adquirida pela Xerox em 2019.
Usando a ElemX da Xerox, alunos e professores do NPS estudarão como a impressão 3d pode desenvolver novos recursos para a Marinha Americana.
“A cadeia de suprimentos militar está entre as mais complexas do mundo, e a NPS entende em primeira mão os desafios que os fabricantes devem enfrentar”, disse Naresh Shanker, diretor de tecnologia da Xerox. “Esta colaboração ajudará o NPS a impulsionar a adoção da impressão 3D em toda a Marinha dos Estados Unidos e fornecerá informações valiosas à Xerox para ajudar a fornecer flexibilidade e resiliência da cadeia de suprimentos aos clientes futuros”.

A etapa da Xerox na impressão 3D
Com um histórico estabelecido em impressão em papel, a Xerox entrou no setor de impressão 3D inicialmente como um revendedor com intenções de “desenvolver um roteiro para participar da impressão 3D”. A Xerox adquiriu a fabricante de impressoras 3D para jato de metal líquido, Vader Systems, em fevereiro de 2019, e no final daquele ano fez sua estreia Formnext com uma presença significativa no evento.
Na feira, a Xerox apresentou o desenvolvimento de polímeros em pó para impressoras SLS 3D e seu sistema de Multi Nozzle Extrusion FDM de alta velocidade, além de seus sistemas de impressão Liquid Metal 3D.
Mais recentemente, a empresa encerrou sua oferta hostil de aquisição da concorrente HP Inc citando preocupações em torno da situação atual da Covid-19. A Xerox fez a primeira oferta de US $ 33,5 bilhões para adquirir a HP em novembro de 2019, que foi posteriormente rejeitada e resultou em uma disputa por procuração para substituir a placa da HP no início de 2020. Embora a busca da Xerox pela HP tenha sido interrompida por enquanto, a empresa afirma um acordo entre as duas empresas seria mutuamente benéfico no longo prazo.

Avanço na pesquisa de impressão 3D
O Acordo Colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA) entre a Xerox e a NPS visa explorar novas maneiras pelas quais a tecnologia da Xerox pode fornecer impressão 3D sob demanda de peças de metal e equipamentos para os militares dos EUA. Por meio da parceria, os alunos do NPS examinarão novas abordagens para projetar, criar e prototipar com a impressora 3D ElemX, juntamente com a expansão dos recursos de fabricação, independentemente da localização.
“Desde a era da vela até a era nuclear, os marinheiros têm consertado as coisas no mar para que possam completar a missão”, disse a presidente do NPS, Ann Rondeau. “Essa parceria trata da capacidade estratégica da marinha de ter marinheiros em navios com capacidade, por meio da criatividade e da tecnologia, de avançar em suas operações no mar.
“POR MEIO DA COLABORAÇÃO, O NPS E A XEROX ESTÃO AJUDANDO A CONSTRUIR UMA MARINHA PARA O SÉCULO 21”.
A impressora ElemX 3D da Xerox usa fio de alumínio para fabricar peças de uso final para suportar demandas operacionais e produzir peças de reposição confiáveis sob demanda. De acordo com o coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e vice-presidente da NPS Alumni Association and Foundation, Todd Lyons, essa tecnologia pode reduzir a dependência das complexas cadeias de suprimentos globais das forças armadas dos EUA, ao mesmo tempo que oferece benefícios de custo em relação à fabricação tradicional.
“A NPS Alumni Association and Foundation apoiou trazer a impressora de metal líquido ElemX para o NPS porque ela permitirá que soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais resolvam seus problemas onde estão, quando os problemas ocorrerem”, disse ele. “Ao fornecer as ferramentas digitais certas e a impressora de metal líquido, de repente ajudamos a transformar não apenas a cadeia de suprimentos, mas como o Departamento de Defesa pensa operacionalmente sobre o fornecimento de guerra.”

A Marinha Americana e a manufatura aditiva
Os militares dos EUA já se envolveram com a integração da impressão 3D em suas operações, tendo experimentado peças de mísseis de impressão 3D, um projeto duplo digital para reengenharia e peças de impressão 3D para seus helicópteros Black Hawk e outros veículos, e tampões de ouvido personalizados para seus soldados. O exército também estudou um método para prever a manutenção e o desempenho das peças de aço impressas em 3D, o que poderia ajudar a prever quando as peças se degradarão ou falharão e quando vão precisar serem substituídas.
Em um evento para a imprensa no ano passado, o chefe do Comando de Material do Exército, Gus Perna, afirmou que havia chegado o momento de o Exército dos EUA desenvolver um meio de implantar a impressão 3D com eficácia em seus arsenais, depósitos e fábricas, tendo testado a tecnologia por algum tempo.
O CRADA em andamento entre a Xerox e o NPS promoverá a adoção da impressão 3D nas Forças Armadas dos EUA e, de acordo com o vice-presidente e gerente geral da Xerox, Tali Rosman, isso poderia ser replicado em muitos outros setores também.
“As cadeias de suprimentos globais deixam setores como aeroespacial, automotivo, equipamentos pesados e petróleo e gás vulneráveis a riscos externos”, disse ele. “Nosso objetivo é integrar a impressão 3D localizada em suas operações, e o feedback em tempo real do NPS nos dá dados acionáveis para melhorar continuamente o ElemX.”
Fonte:3DPrint Industry