//Xerox trabalha Impressão 3d na Marinha Americana
Marinha Americana

Xerox trabalha Impressão 3d na Marinha Americana

A US Naval Postgraduate School (NPS) anunciou uma colaboração de pesquisa com a empresa global de impressão e documentos digitais Xerox para explorar o potencial da impressão 3D para transformar a forma como os militares abastecem suas forças espalhadas pelo globo. Como parte do acordo, a NPS instalou a impressora Xerox ElemX Liquid Metal 3D em seu campus universitário.

ElemX é o nome agora dado à plataforma de impressão 3D em metal Xerox exibida pela Vader Systems na IMTS e adquirida pela Xerox em 2019.

Usando a ElemX da Xerox, alunos e professores do NPS estudarão como a impressão 3d pode desenvolver novos recursos para a Marinha Americana.

“A cadeia de suprimentos militar está entre as mais complexas do mundo, e a NPS entende em primeira mão os desafios que os fabricantes devem enfrentar”, disse Naresh Shanker, diretor de tecnologia da Xerox. “Esta colaboração ajudará o NPS a impulsionar a adoção da impressão 3D em toda a Marinha dos Estados Unidos e fornecerá informações valiosas à Xerox para ajudar a fornecer flexibilidade e resiliência da cadeia de suprimentos aos clientes futuros”.

Marinha Americana
Porta-aviões navais. Foto da Marinha dos EUA.

A etapa da Xerox na impressão 3D

Com um histórico estabelecido em impressão em papel, a Xerox entrou no setor de impressão 3D inicialmente como um revendedor com intenções de “desenvolver um roteiro para participar da impressão 3D”. A Xerox adquiriu a fabricante de impressoras 3D para jato de metal líquido, Vader Systems, em fevereiro de 2019, e no final daquele ano fez sua estreia Formnext com uma presença significativa no evento.

Na feira, a Xerox apresentou o desenvolvimento de polímeros em pó para impressoras SLS 3D e seu sistema de Multi Nozzle Extrusion FDM de alta velocidade, além de seus sistemas de impressão Liquid Metal 3D.

Mais recentemente, a empresa encerrou sua oferta hostil de aquisição da concorrente HP Inc citando preocupações em torno da situação atual da Covid-19. A Xerox fez a primeira oferta de US $ 33,5 bilhões para adquirir a HP em novembro de 2019, que foi posteriormente rejeitada e resultou em uma disputa por procuração para substituir a placa da HP no início de 2020. Embora a busca da Xerox pela HP tenha sido interrompida por enquanto, a empresa afirma um acordo entre as duas empresas seria mutuamente benéfico no longo prazo.

Uma impressão em metal do sistema de manufatura aditiva de metal líquido da Xerox. Foto de Michael Petch.

Avanço na pesquisa de impressão 3D

O Acordo Colaborativo de Pesquisa e Desenvolvimento (CRADA) entre a Xerox e a NPS visa explorar novas maneiras pelas quais a tecnologia da Xerox pode fornecer impressão 3D sob demanda de peças de metal e equipamentos para os militares dos EUA. Por meio da parceria, os alunos do NPS examinarão novas abordagens para projetar, criar e prototipar com a impressora 3D ElemX, juntamente com a expansão dos recursos de fabricação, independentemente da localização.

“Desde a era da vela até a era nuclear, os marinheiros têm consertado as coisas no mar para que possam completar a missão”, disse a presidente do NPS, Ann Rondeau. “Essa parceria trata da capacidade estratégica da marinha de ter marinheiros em navios com capacidade, por meio da criatividade e da tecnologia, de avançar em suas operações no mar.

“POR MEIO DA COLABORAÇÃO, O NPS E A XEROX ESTÃO AJUDANDO A CONSTRUIR UMA MARINHA PARA O SÉCULO 21”.

A impressora ElemX 3D da Xerox usa fio de alumínio para fabricar peças de uso final para suportar demandas operacionais e produzir peças de reposição confiáveis ​​sob demanda. De acordo com o coronel aposentado do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA e vice-presidente da NPS Alumni Association and Foundation, Todd Lyons, essa tecnologia pode reduzir a dependência das complexas cadeias de suprimentos globais das forças armadas dos EUA, ao mesmo tempo que oferece benefícios de custo em relação à fabricação tradicional.

“A NPS Alumni Association and Foundation apoiou trazer a impressora de metal líquido ElemX para o NPS porque ela permitirá que soldados, marinheiros, aviadores e fuzileiros navais resolvam seus problemas onde estão, quando os problemas ocorrerem”, disse ele. “Ao fornecer as ferramentas digitais certas e a impressora de metal líquido, de repente ajudamos a transformar não apenas a cadeia de suprimentos, mas como o Departamento de Defesa pensa operacionalmente sobre o fornecimento de guerra.”

Tampões de ouvido são essenciais para soldados, que muitas vezes estão rodeados por máquinas e armamentos barulhentos. Foto do Exército dos EUA.

A Marinha Americana e a manufatura aditiva

Os militares dos EUA já se envolveram com a integração da impressão 3D em suas operações, tendo experimentado peças de mísseis de impressão 3D, um projeto duplo digital para reengenharia e peças de impressão 3D para seus helicópteros Black Hawk e outros veículos, e tampões de ouvido personalizados para seus soldados. O exército também estudou um método para prever a manutenção e o desempenho das peças de aço impressas em 3D, o que poderia ajudar a prever quando as peças se degradarão ou falharão e quando vão precisar serem substituídas.

Em um evento para a imprensa no ano passado, o chefe do Comando de Material do Exército, Gus Perna, afirmou que havia chegado o momento de o Exército dos EUA desenvolver um meio de implantar a impressão 3D com eficácia em seus arsenais, depósitos e fábricas, tendo testado a tecnologia por algum tempo.

O CRADA em andamento entre a Xerox e o NPS promoverá a adoção da impressão 3D nas Forças Armadas dos EUA e, de acordo com o vice-presidente e gerente geral da Xerox, Tali Rosman, isso poderia ser replicado em muitos outros setores também.

“As cadeias de suprimentos globais deixam setores como aeroespacial, automotivo, equipamentos pesados ​​e petróleo e gás vulneráveis ​​a riscos externos”, disse ele. “Nosso objetivo é integrar a impressão 3D localizada em suas operações, e o feedback em tempo real do NPS nos dá dados acionáveis ​​para melhorar continuamente o ElemX.”

Fonte:3DPrint Industry

Sou aquele que o recebe feliz em minha taverna, esteja certo de que farei o melhor para que aqui a sua experiência seja única.